Saiba como fotografar projetos de arquitetura e decoração para atrair novos clientes

Dicas de Fotografia de Arquitetura

Se você é arquiteto, designer de interiores ou paisagista e tem planos de contratar uma assessoria de imprensa para “bombar” seus projetos na mídia, antes de iniciar este trabalho, é importante que você fotografe projetos residenciais completos com um fotógrafo especializado em arquitetura e decoração (projetos comerciais não costumam ter muito espaço na mídia, salvo os de apelo visual bastante inusitado). Quanto mais projetos fotografados você oferecer ao seu assessor de imprensa, mais chances terá de se fazer presente nos veículos de imprensa – jornais, revistas, sites, blogs e instagram. Ou seja: fotos profissionais de projetos finalizados são a munição de trabalho de uma assessoria de imprensa que atua na sua área!

A seguir, nossas dicas sobre o material fotográfico ideal para que o trabalho obtenha com êxito:

QUANDO?

Finalize pelo menos 1 projeto residencial completo (com área social, íntima e de serviço) e considere um contrato de no mínimo 2 meses para obter resultados.  Caso disponha de 2 projetos completos, considere um contrato mínimo de 4 meses.

Mini Apê Cores, assinado por Camila Fleck para o Morar Mais Rio (foto: MCA Estúdio)

VEÍCULOS DE IMPRENSA

Leia atentamente os veículos onde você gostaria de ver seus projetos publicados; repare no estilo de decoração predominante (cada veículo tem uma linha editorial, uma preferência), na forma como os ambientes foram produzidos, nos enquadramentos, na luz…

Apartamento QuintoAndar assinado por Marcella Bacellar para o Morar Mais Rio (foto: MCA Estúdio)

Clique aqui e veja a matéria publicada no Jornal Extra com esse ambiente.

LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO

Antes agendar as fotos dos projetos, monte uma logística de produção com a ajuda de parceiros fornecedores: tapetes coloridos e gráficos, composição de almofadas mesclando texturas, estampas e cores, roupas de cama despojadas e alegres, objetos divertidos, muitos livros, arranjos de flores, plantas, quadros de grande impacto visual… valorizam as fotos e ajudam na aprovação dos projetos. Dá trabalho, mas compensa!

Cozinha Aconchegante assinada por Thaisa Camargo para o Morar Mais São Paulo (foto: Julia Herman)

FOTÓGRAFO ESPECIALIZADO

Contrate um fotógrafo experiente e especializado em arquitetura e decoração, de preferência com projetos já publicados em veículos especializados.

LUZ NATURAL, SEMPRE!

Só use luz artificial nas fotos em último caso. As revistas e sites de maior prestígio no Brasil seguem o padrão europeu, que privilegia ambientes inundados de luz natural.

Estúdio Lar Doce Casa assinado pelo escritório Fadul Copello para o Morar Mais São Paulo (foto: Raphael Biest)

FOTOS DOS MORADORES EM CASA

Convença seus clientes (moradores) a fazerem uma foto descontraída em casa, pois os veículos tem buscado humanizar suas matérias. É comum veículos de grande prestígio deixaram de publicar projetos incríveis porque os moradores se recusaram a “aparecer” nas fotos.

Arquiteta Nayara Macedo com o filho em seu apartamento, em Miami.

RETRATO DO ARQUITETO

Além das fotos dos moradores, é importante solicitar ao fotógrafo uma foto sua (retrato) em um ambiente do projeto a ser divulgado. Dê preferência a roupas de cores neutras e estilo mais casual para não competir com a decoração do espaço. O visual leve e despojado, sem excessos, costuma ser melhor aceito pelos jornalistas.

31_ Sala de Jantar - Natália Viviani - MM RIO 2019 (2).jpg
Arquiteta Natália Viviani na Sala de Jantar, projeto feito para o Morar Mais Rio (foto: MCA Estúdio)

Matéria produzida pela L.Schuback Assessoria em Comunicação para o blog do Morar Mais por Menos, publicada em maio de 2020.

%d blogueiros gostam disto: